Avançar para o conteúdo

Domingo II da Quaresma (16/03/2025)

Domingo II da Quaresma, 16 de março de 2025

 

Lc 9, 28-36

(…) Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, o aspeto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. (…) Pedro disse-lhe: “Mestre, é bom estarmos aqui. (…) Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem (…) E da nuvem veio uma voz que disse: “Este é o meu Filho predileto. Escutai-O.” (…)

 

O poder da escuta que toca o coração

Com Abraão começa a história da esperança bíblica. Para vencer a dúvida e continuar a acreditar, Abraão teve de sair do seu pequeno horizonte, mudar a direção do olhar e não esquecer que o poder de Deus é grande. “Acreditou, o que lhe foi atribuído como justiça” (Rm 4,3). Confiou. A esperança de Abraão tornou-se decisiva e maior, porque acreditou em Deus, mesmo quando toda a esperança humana se esvaía por completo.

Que eu deixe brilhar a luz que há em mim, que abre horizontes, que me torna capaz de sonhar o inimaginável e que me dá tanta força para caminhar na vida!