Pera aí – Pistas de Oração Verbum Dei, 23.04.12.
Boa oração!
«Reconheceram-n’O ao partir o pão»
ORAÇÃO INICIAL
Bom dia Senhor! Ajuda-nos a reconhecer a Tua presença no meio de nós.
PALAVRA DE DEUS
Lemos Lucas 24, 13-35
Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido.
Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho.
Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem.
Ele perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?»
Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu:
«Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias».
E Ele perguntou: «Que foi?»
Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu.
É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram».
Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na Sua glória?»
Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito…
E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho.
Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-No.
PISTAS DE ORAÇÃO
O evangelho de hoje convida-nos a refletir sobre o nosso caminho de fé, como Jesus nos tem acompanhado a reconhecer a Sua presença e como Ele nos chama-nos a acompanhar outros a reconhecê-Lo.
Os discípulos falavam entre si, desanimados, sem poder reconhecer a presença de Jesus.
Mas, se, no princípio deste episódio ressurreição, “os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem”, no final, ao partir o pão, “abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-No”.
Realmente, a Eucaristia é um momento para reconhecer a presença e o amor de Jesus.
Contudo, é necessário fé para reconhecer este grande dom, o que supõe um caminho paciente de acompanhamento, de expressar dúvidas, incertezas e desalentos, e de escutar a Palavra de Deus, que nos ilumina.
A Páscoa é tempo de experimentar como o diálogo com Deus nos anima e nos levanta; de criar relações de confiança para que perguntas sejam feitas e o coração se abra à esperança.
ORAÇÃO FINAL
Senhor, que possamos reconhecer-Te e levar outras pessoas a reconhecer a Tua Presença nas suas vidas.