Pistas – 15 de março de 2023

Pera aí – Pistas de Oração Verbum Dei, 23.03.15.
Boa oração!

Como está perto de nós o Senhor, sempre que O invocamos!

ORAÇÃO INICIAL
Querida Mãe, mulher da dócil escuta e obediência, ajuda-nos a aproximar-nos cada vez mais do Teu Filho, neste tempo de Quaresma. Precisamos muito de Ti, para não sermos, como disse o Papa Francisco, «cristãos de “fachada”, mas de substância»!

PALAVRA DE DEUS
Escutamos hoje Deuteronómio 4, 1.5-9.
Moisés falou ao povo, dizendo:
“Agora, Israel, escuta os preceitos que vos dou a conhecer e põe-nos em prática,
para que vivais e entreis na posse da terra que vos dá o Senhor, Deus dos vossos pais.
Ensinei-vos estas leis e preceitos, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenara,
a fim de os praticardes na terra de que ides tomar posse.
Observai-os e ponde-os em prática,
porque eles serão a vossa sabedoria e a vossa prudência aos olhos dos povos,
que, ao ouvirem falar de todas estas leis, dirão:
‘Que povo tão sábio e prudente é esta grande nação!’.
Qual é, na verdade, a grande nação que tem a divindade tão perto de si
como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos?
E qual é a grande nação que tem mandamentos e decretos tão justos
como esta lei que hoje vos apresento?
Mas tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos,
nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida.”

PISTAS DE ORAÇÃO
O texto leva-me a pensar em duas coisas. Primeiro, o convite a deixar-me surpreender. “Qual é, na verdade, a grande nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos?”
Senhor que, pouco me maravilho com isto: Tu estás próximo, estás perto de mim, escutas-me sempre, caminhas comigo e estás onde estou.
Isto leva-me à segunda parte: “Mas tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos, nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida”.
Lembro-me de uma frase que se costuma dizer em relação ao namoro… Que se deve encarar a outra pessoa não como um troféu, mas sim como um presente a cuidar. Cuidar.
Na Tua pregação, Jesus, insistes muito sobre o facto de que o bom discípulo é vigilante, não adormece, não se deixa tomar pela segurança excessiva quando tudo corre bem, mas permanece atento e pronto. O Teu amor, é um presente a cuidar e fazer crescer.

ORAÇÃO FINAL
Que, neste tempo de Quaresma, Te descubramos e consigamos viver junto de Ti; olhar para o nosso coração e descobrir o que é aquilo que nos afasta de Ti e dos outros.
Faz-nos perceber onde é que a nossa vida começa a ser numa religiosidade que procura acontecimentos extraordinários, esquecendo-se de Te olhar e de olhar os que se encontram à nossa volta.