Pistas – 14 de março de 2023

Pera aí – Pistas de Oração Verbum Dei, 23.03.14.
Boa oração!

ORAÇÃO INICIAL
Bom dia, Senhor da vida, do tempo, do amor e do desamor que nos circunda. Cuida-me neste dia e eu prometo ajudar-te! Dá-me a tua palavra, como água, que alimenta a minha inteligência e o meu coração.

PALAVRA DE DEUS
Escutamos o Evangelho segundo São Mateus 18, 21-35:
Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe: «Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Na verdade, o reino de Deus pode comparar-se a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo de começo, apresentaram-lhe um homem que devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido, com a mulher, os filhos e tudo quanto possuía, para assim pagar a dívida. Então o servo prostrou-se a seus pés, dizendo: ‘Senhor, concede-me um prazo e tudo te pagarei’. Cheio de compaixão, o senhor daquele servo deu-lhe a liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, começou a apertar-lhe o pescoço, dizendo: ‘Paga o que me deves’. Então o companheiro caiu a seus pés e suplicou-lhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e pagar-te-ei’. Ele, porém, não consentiu e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto devia. Testemunhas desta cena, os seus companheiros ficaram muito tristes e foram contar ao senhor tudo o que havia sucedido. Então, o senhor mandou-o chamar e disse: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque me pediste. Não devias, também tu, compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração».

PISTAS DE ORAÇÃO
Sabemos, por outros momentos do Evangelho, que Pedro era um homem robusto e valente, mas possivelmente pouco dado a letras e grandes reflexões. Este é o Pedro que se aproximou de Jesus e, enchendo-se de coragem, perguntou-Lhe: Se meu irmão me ofender, quantas vezes devo perdoar-lhe? E Jesus, mais uma vez, responde com uma narrativa reflexiva: E quanto foste perdoado? Vai e faz o mesmo! Não devias, também tu, compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?
Não existe perdão ou noção verdadeira de pecado se não é em referência ao TANTO amor que Deus me teve e me tem! (João 3,16) Sem referência ao Tanto amor que Deus me tem, o pecado chama-se culpabilidade e o perdão não tem justificação racional possível!
Perdoar, no sentido que Jesus nos convida, não é porque o outro merece por si, mas porque eu fui muito amado e sei o quanto o outro é amado.
Perdão porque faço a experiência, na minha pele e nos meus dias, que sem o amor que Deus me tem, não mereceria o ar gratuito que respiro, nem como sou premiada gratuitamente, todos os dias, pelos sorrisos daqueles que me amam ou o vento que me toca…
Recebemos tanto grátis! Demos, nós, também grátis!

ORAÇÃO INICIAL
Senhor, ajuda-me a começar o meu dia dando-me conta das coisas e afetos grátis que me envolvem e me podem dar razões para amar gratuitamente o outro, as vezes que ele necessite!