Pera aí – Pistas de Oração Verbum Dei, 22.10.03.
Boa oração!
“Quem é o meu próximo?”
ORAÇÃO INICIAL
“Deus Todo-poderoso e Eterno, que, na abundância do Teu amor, cumulas de bens os que Te imploram,
muito além dos seus méritos e desejos,
pela Tua misericórdia, liberta a nossa consciência de toda a inquietação e dá-nos o que nem sequer ousamos pedir”. (Oração coleta semana XXVII).
PALAVRA DE DEUS
Rezamos hoje Lucas 10, 25-37.
Levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: (…) “Quem é o meu próximo?”
(…) Jesus, tomando a palavra, disse:
«Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores.
Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio morto.
Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante.
Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante.
Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão.
Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘
Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’.
Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?».
O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele».
Disse-lhe Jesus: «Então, vai e faz o mesmo».
PISTAS DE ORAÇÃO
Senhor, és desconcertante! Quase sempre, a cada questão que Te colocam, vais muito para além da resposta esperada. Nesta passagem, à questão “Quem é o meu próximo?” respondes com uma história de espantosa atualidade.
Vivemos um quadro de guerra, de crise económica, de desastres naturais. Vivemos o início de um ano escolar e de trabalho, ainda no rescaldo da pandemia. E vivemos a indiferença.
A parábola que contas, encaixa nesta situação perfeitamente e fazes um pedido que me tocou muito:
“Trata bem dele”.
Deixa que Te questione e que Te peça que me ajudes a ver, que vejas comigo: quem é o meu próximo?
Quem está caído à beira da estrada da tristeza, do esquecimento e da solidão, do bullying ou da violência, das carências e dificuldades? Que feridas preciso de sarar nos rostos desconhecidos com que me cruzo, naqueles que me rodeiam, nos que vivem em minha casa? Qual é o bálsamo – o azeite e o vinho – que tenho e que pode ser salvífico para outros? Quem são aqueles que me confias, dizendo-me “Trata bem dele”?
ORAÇÃO FINAL
No início deste mês e desta semana, venho pedir-Te, Senhor, o dom da proximidade e da atenção aos outros, a compaixão necessária para ser capaz de me debruçar sobre cada situação de sofrimento e levar a Tua presença.
Faz-me bom samaritano no caminho de muitos.