Pistas de Oração Verbum Dei, 21.05.19.
Boa oração!
«Para que sejam um como Nós»
ORAÇÃO INICIAL
Ajuda-me, meu querido Pai, a acreditar em Ti sempre, e a deixar que se faça em mim a tua palavra, todos os dias da minha vida.
PALAVRA DE DEUS
Escutamos a tua Palavra no Evangelho de São João 17, 11-19:
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e orou deste modo: «Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós. Quando Eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que Me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição; e assim se cumpriu a Escritura. Mas agora vou para Ti; e digo isto no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, por não serem do mundo, como Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eles não são do mundo, como Eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade».
Palavra da salvação.
PISTAS DE ORAÇÃO
“Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, por não serem do mundo, como Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”.
O Evangelho de hoje fala-nos de proteção. Primeiro, a proteção que Jesus procurou dar aos Seus discípulos enquanto esteve com eles. Depois, a guarda e a proteção contra todo o mal, que Jesus pede a Seu Pai para os Apóstolos, no momento em que vai deixar este mundo, que assume não ser o Seu.
Lembro-me de ser criança e ouvir estas leituras e ficar assustado. A sensação de orfandade era enorme. Por ficar claro que Jesus se ia mesmo embora, e que nos deixava sozinhos, abandonados à nossa sorte, apesar dos pedidos a Seu Pai para nos guardar. O mero pedido deixava antever os problemas reais que nos esperavam nesta vida. Era impressionante ouvir assim Jesus falar da existência do mal neste mundo, nesta vida. Como uma inevitabilidade. E como uma força poderosa.
Passados todos estes anos que já levo de vida, pude constatar que isto é assim mesmo. Ou seja, o mal existe, e é muito poderoso neste mundo e nesta vida. Jesus, como sempre, disse-nos a verdade. Mas, por estranho que pareça, quando hoje escuto estas mesmas palavras, a sensação já não é de abandono, mas de força, esperança e paz. Jesus deixou-nos o aviso quanto aos perigos mas, no pedido ao Pai para que nos guardasse, deixou também a pista para a nossa libertação: “Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade”. Quando Jesus nos deixou a Sua palavra, permitindo que a façamos nossa, deixou-nos também o caminho para a salvação.
ORAÇÃO FINAL
Ajuda-me, Senhor, a conseguir encontrar nas tuas palavras, o teu Amor, a Verdade que está sempre lá, mesmo quando pode não ser assim tão evidente.