10 de Junho – Dia de encontro
No passado dia 10 de Junho, o grupo de casais viveu o último dia de encontro deste ano de atividades. Foi um dia de encontro com Deus e de partilha entre os casais. Pela manhã, o convite foi a focarmo-nos no essencial, a recordar o “centro” das nossas vidas e a colocar tudo nas mãos de Deus, colocando-nos diante d’Ele em oração. Pela tarde, a partilha a partir do capítulo IX da “Amoris Letitiae” (Alegria do Amor).
Um dia em família, concluído com a celebração da Eucaristia, onde celebramos e agradecemos a presença de Deus nas nossas vidas.
Sobre o encontro de fim de semana (20-22/4/2018).
Foi já há algum tempo que se realizou o encontro de casais de fim de semana. Fim de semana diferente, num local diferente dos anteriores, mas com a mesma vontade de que Deus continue a agir nas nossas vidas. Aproveitamos este espaço para partilhar o testemunho de dois dos casais que estiveram presentes nesse encontro.
Ao fim de 10 anos de namoro, decidimos casar.
Não só perante a sociedade, mas também perante Deus.
Iniciamos assim, um caminho mais consciente de fé.
E por várias circunstâncias da vida, acabamos por fazê-lo na Verbum Dei.
Este era o nosso primeiro encontro de casais. Não sabíamos bem o que esperar, mas tínhamos a sensação de que ia ser bom para nós.
Chegou o dia. Vontade de ir… pouca. Mas vencemos a resistência e lá nos pusemos a caminho.
Não poderíamos imaginar o tesouro que encontraríamos.
Um conjunto de pessoas praticamente desconhecidas, mas com uma capacidade de tocar no coração tão grande que, quando acabou o encontro tivemos a sensação de ter estado em família.
Não é possível descrever por palavras o que se passou naquele encontro, mas foi de tal forma especial que renovamos a confiança em Deus, lembrando a Sua presença constante nas nossas vidas e terminamos com uma vontade imensa de não nos dispersarmos mais deste caminho de amor, bondade, misericórdia e uma gratidão enorme por sermos abençoados todos os dias pelo Seu amor.
Daniela e Ricardo
Participar neste encontro de casais foi para nós um privilégio. Uma oportunidade para parar, crescer na fé e partilhar.
Os testemunhos que ouvimos foram importantes para simplificar/humanizar a oração. Não precisamos de palavras bonitas ou especiais diante de Deus. Apenas necessitamos de um coração aberto e sincero. Deus está disposta a acolher e aceitar o que muitas vezes não queremos aceitar nem acolher em nós. Só quando desarmarmos é que pode haver transformação.
Como sabemos que Deus atua, que está presente nas nossas vidas? Pelo fruto. Se deu bom fruto, se as nossas ações geraram amor ou paz, então é Deus a fazer-se presente: “pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12, 33).
A vida em casal é desafiante. Contar com a ajuda de Deus fortalece o casal, não porque nos torna pessoas perfeitas, mas porque nos torna pessoas mais humildes e abertas à mudança por amor ao outro. A palavra de Deus pode ajudar-nos a intuir como chegar ao outro, como apoiá-lo.
Importa referir que gostámos muito da atividade dinamizada pelas crianças. Para além de brincarem, aprenderam mais sobre a vida de Jesus e o Amor de Deus, usando a sua criatividade.
É PARA REPETIR! QUANDO SERÁ O PRÓXIMO ENCONTRO DE CASAIS?
Ana Gabriel e Tiago Filipe